13 fevereiro 2010

Algum dia, nas bibliotecas do Universo...

Sabe quando você mergulha em um lago profundo e gelado, e vai descendo vagarosamente para o escuro das águas? Sabe quando seu corpo desobedece e estanca em estranha letargia, em involuntária e desesperada paralisia motora e mental?
Vê a luz da superfície pouco a pouca rarear aos seus olhos, que indiferentes ao turbilhão que agita seu coração foca no vazio do desencato?

E esse mergulho, independente do tique-taque do relógio, parece-lhe demorar um outono inteiro? Sim, parece, não é mesmo?

Mas invariavelmente por um instinto de sobrevivência irracional, animal, que rompe a tecnicialidade, ele, seu corpo, dá um tranco, clama por oxigêncio, pelo fôlego da vida. E num impulso insano você sobe para a superfície. E o primeiro inspirar é ruidoso, grutal, feio mesmo. É a vida gritando revolta pelo movimento. Pelo movimento que é inerente a tudo que faz parte do universo, cada galáxia, cada sistema solar, cada planeta, asteróide, meteorito, poeira estelar se move, se expande e comprime insessantemente. E cada átomo, molécula, corpo ou pedra que se recusa a esse pulsar é sumariamente colocado a movimento ou sentenciado à eliminação, transformação e revida em movimento.


Pai, seu desencarne tão sentido e dolorido me fez submergir num lago gelado, mas sei que não gostarias de me assistir, de onde estiver, mergulhar no abismo do desencanto. Seguirei adiante, mais forte, mais intenso, mais verdadeiro a cada passo. E ao fim, quando finalmente nos reencontrarmos numa outra plaga, o abraçarei certo de seu orgulho pela tarefa cumprida de maneira edificante por seu filho.


Mi padre, mi amigo, sempre estarás em meu peito.
Nosso amor nos levará ao reencontro.
Nos veremos novamente nas bibliotecas do universo,
algum dia.
Toque mais uma vez, please: A Paz - Zizzi Possi

2 comentários:

ana henriques disse...

Sim, há uma biblioteca a espera de vsc!Linda!

Vallak disse...

Amigo, sinto pelo sei pai.
Pouco o conheci mas sei de sua cultura e inteligência. Certamente a sua vc herdou dele. O amor pelas letras vcs tinham em comum.

Conte comigo nesta hora, amigo. Sinto ter estado longe neste período.

Vamos nos encontrar para tomar um absinto em honra aos velhos tempos.


Força de Odin nas suas horas.