16 julho 2010

Quem sabe isso tudo valha a pena...

Ontem recebi a ligação de um velho amigo meu. Fazia alguns anos que não nos falávamos. Para ser mais exato cinco anos. No seu telefone havia um certo tom de urgência, isso me preocupou. Foi uma rápida conversa, alguns minutos. Ele pedia que o encontrasse no hotel a qual estava hospedado.

.

Eu estava, como sempre com trabalho até o último fio de cabelo, mas eu jamais poderia negar o pedido desse meu especial amigo. Lá fui eu.

.

Fui pensando mil coisas, o do por quê ele queria me encontrar assim de qualquer forma. Foram inúmeras as idéias que minha mui fertil imaginação de escritor pôde, no intervalo de 45 minutos, formatar a respeito.

.


Quando cheguei no hotel ele me recebeu com largo sorrido e apertado abraço. Bem, pela aparência nenhuma tragédia o assolava os dias, ao menos a cara não declarava.

.


Disse ele:

-Eder, amigo meu, vou falar rapidinho porque daqui a pouco tenho de pegar avião de volta a Ásia. -virou-se para uma pasta abriu um envelope e retirou um cd - Segura, é teu, tá autografado e com dedicatória. Agora não me pergunta o que tá escrito que eu não sei nada de chinês.

.


Peguei o cd e olhei. Supresa total. Era um cd de uma instrumentista chinesa, Wei Wei Wuu, ela toca erhu (violino chnês), é um expoente contemporâneo do intrumento. Eu sempre amei sua arte. Pois esta é viva. Sua música fala sua extrema sensibilidade.

.


Me lembro de ter mencionado uma vez isso com ele faz muitos anos, e ele havia gravado. Não esqueceu. E quando em viagem a china a trabalho, pôde ir ao um evento onde ela tocava e lembrou de mim, do que havia dito, e conseguiu um cd autografado.

.


Para mim foi um gesto tamanho em generosidade. Mais ainda, grande prova de carinho, de amizade verdadeira.

.


Fiquei muito feliz. Essas coisas fazem a gente acreditar que vale a pena toda essa insanindade de vida e que talvez esteja fazendo as coisas corretamente, que esteja lidando com as pessas de maneira a contrair o respeito e carinho delas.

.


Vos digo:

por mais difícil que seja, não lide na superficialidade com as pessoas a sua volta, lide com respeito e atenção. Olhe nos olhos, se importe de verdade.

.

Amizade, real ou virtual, é coisa rara, é algo para se guardar longe do nosso lado menos iluminado.

.


Quer escutar Wei Wei Wuu? então ouça, aqui.

.

5 comentários:

Anônimo disse...

O q desperta alma, ainda q os olhos não vejam e as mãos não toquem, é verdadeiro.
Obrigada por compartilhar essa belíssima arte q eu não conhecia.

Obrigada por permanecer em mim caríssimo.

Ana disse...

O q desperta alma, ainda q os olhos não vejam e as mãos não toquem, é verdadeiro.
Obrigada por compartilhar essa belíssima arte q eu não conhecia.

Obrigada por permanecer em mim caríssimo.

(Anônimo não!!!)

Vallak disse...

o som é maravilhoso, cara.

é sempre uma surpresa entrar por estas portas. Fabulous Post.

Anônimo disse...

Ainda nao ouvi,mas ouvirei ^^!

nao existem amigos reais ou virtuais,amigos sao sempre AMIGOS!
Esse ato de amor que ele teve mostra o quao é falsa essa ideia que temos que amigo é aquela pessoa que ta do seu lado o tempo todo,dando palpite na sua vida.Amigo é sentimento,é sinceridade,e nao apenas convivência.
Bjo,grande AMIGO!

fre4k disse...

...amizade...


^-^ surpresa boa heim!?!

obrigado! adoramos tirar fotos! rss
nossos finais de semana sao assim...fotos e mais fotos ...sempre! flores, insetos, amor...

amor sempre s2 rss
bjos